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Procuradoria Geral do Município – PGM

Estrutura

Procuradora Geral do Município: Natália Candeira Costa

Advogada OAB/MA nº 18003

Portaria Nº536/2021

Endereço: Praça Municipal, 863 – Centro, São Bernardo – MA, 65550-000

E-Mail: nataliacandeirac@gmail.com

Telefone: 98 8527-6310

 

 

 

 

 

 


Competências

Art. 22. Será de competência da Procuradoria Geral do Município:

  • – a representação e defesa judicial e extrajudicial dos interesses do Município, em qualquer foro ou instância, e outras atividades jurídicas que sejam afetas às suas atribuições e/ou delegadas pelo Prefeito;
  • – a cobrança judicial da dívida ativa do Município ou de quaisquer outras dívidas que não forem liquidadas nos prazos legais, e das provenientes de outros créditos do Município;
  • – o exercício da consultoria jurídica das unidades do Município, inclusive promovendo a uniformização da jurisprudência administrativa, de maneira a evitar contradição ou conflito na interpretação das leis e de atos administrativos, mediante a emissão de pareceres, súmulas, e outros atos, vinculantes ou não;
  • – resolver conflitos de competência entre órgãos da Administração Pública Municipal;
  • – representar o Município nas assembleias das sociedades de economia mista e empresas públicas ou outras entidades de que participe o Município;
  • – representar o Município junto ao Conselho de Contribuintes do Município, quando houver;
  • – representar o Município junto ao Tribunal de Contas;
  • – representar judicial e extrajudicialmente os agentes públicos, quanto aos atos de natureza estritamente funcional, quando não conflitem com o interesse público, na forma de regulamento;
  • – juntamente com o departamento de Licitação do Município, elaborar minutas padronizadas de editais de licitação, e atos de contratação, tais como contratos, convênios, ajustes e acordos e minutas de qualquer ato de contratação que disponham diversamente da padronização estabelecida por ato do Conselho Superior da Procuradoria Geral do Município;
  • – opinar, previamente, sobre:
  1. a forma de cumprimento de decisões judiciais e, por determinação do Prefeito, os pedidos de extensão dos julgados, relacionados com a Administração Pública;
  1. a forma de cumprimento de precatórios judiciais;
  1. a legalidade e a forma dos editais e outros atos convocatórios de licitações, bem como dos contratos, consórcios e convênios;
  1. c) os processos de dispensa e inexigibilidade de licitação, quando ultrapassar os valores referentes à modalidade convite;
  • – supervisionar, coordenar, dirigir e executar os trabalhos de apuração de liquidez e certeza da dívida ativa do Município, tributária e de qualquer outra natureza, bem como inscrever, cobrar, receber e controlar a dívida ativa;
  • – promover a expropriação amigável ou judicial de bens declarados de utilidade pública, necessidade pública ou interesse social;
  • – propor ao Prefeito o ajuizamento de arguição de inconstitucionalidade de lei ou, quando for o caso, a provocação do Procurador Geral de Justiça ou da República;
  • – propor ao Prefeito a revogação ou a declaração de nulidade de atos administrativos;
  • – propor ao Prefeito as medidas de caráter jurídico que visem proteger os direitos reais e possessórios referentes ao patrimônio público municipal;
  • – propor ao Prefeito a abertura de processo administrativo contra agentes públicos nos casos de atos de improbidade administrativa;
  • – exercer função normativa, supervisora e fiscalizadora em matéria de natureza jurídica;
  • – a supervisão das sindicâncias e processos administrativos;
  • – propor ao Prefeito a edição de normas legais ou regulamentares de natureza geral;
  • – requisitar a qualquer Secretaria, ou órgão da administração centralizada ou descentralizada, processos, documentos, certidões, cópias, exames, diligências, informações e esclarecimentos necessários ao cumprimento de suas finalidades, bem como técnicos, para realização de perícia, quando o assunto envolver matéria que reclame o exame por profissional especializado, a ser atendido em prazo razoável assinalado;
  • – realizar a desistência, transação, acordo e termo de compromisso nos processos judiciais de interesse do Município, em qualquer instância;
  • – praticar atos próprios de gestão, administrar os fundos a ela vinculados, expedindo os competentes demonstrativos, e adquirir bens e contratar serviços, efetuando a respectiva contabilização;
  • – praticar atos e decidir sobre a situação funcional e administrativa do pessoal, ativo e inativo, de carreira e dos serviços auxiliares;
  • – realizar a desistência, transação, acordo e termo de compromisso nos processos judiciais de interesse do Município, conforme regulamentação;
  • – dispor sobre seus regimentos, portarias e regulamentos internos;
  • – zelar pela observância das leis e atos emanados dos poderes públicos;
  • – exercer outras competências decorrentes de seus princípios
  • 1º Nenhum processo, documento ou informação poderá ser sonegado ao Procurador do Município no exercício de suas atividades funcionais, sob pena de responsabilidade administrativa.

 

 

 

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